
As formigas são animais tão inofensivos, indefesos.
Fragéis e ao mesmo tempo um dos mais fortes que existem.
Vocês sabiam que elas são capazes de carregar 10 vezes o valor do seu próprio peso??? Mas, coitadinhas!!!! Perto dos seres humanos elas não são nada, e há pessoas que adoram exterminar as pobrezinhas. Dizem que são animais nojentos e nocivos.
Minha mãe não era dessa opinião. Ela gostava tanto desses bichinhos, que até nome dava às nossas amiguinhas minúsculas. Na hora do almoço, inventava um monte de histórias do mundo encantado das formigas, assim a gente ficava tão atento que nem dava tempo para dizer:
- Eu não quero mais! Não tô com fome! Não gosto disso!
Porque o que mais nos interessava eram as façanhas do mundo desconhecido inventado pela imaginação fértil da minha mãe.
Na parede da cozinha tinha uns buraquinhos, onde elas entravam e saíam. E segundo a minha mãe, cada um desses furinhos era um lugar onde elas frequentavam: a casa, a escola, o trabalho, etc...
Uma vez, minha mãe pegou meu irmão com o garfo na mão querendo arrebentar a parede, pois queria ver as formiguinhas nas suas carteiras escolares. Com a maior paciência do mundo, ela colou a lasquinha que ele arrancou do azulejo e disse que assim as assustariam e elas mudariam de casa. Nunca mais houve qualquer tentativa terrorista do meu irmão contra as formigas.
E eu cresci assim, com esse carinho especial por elas.
Já era mocinha quando eu e minha mãe fomos passear, e cansada sentamos num banco embaixo de uma árvore. Quando nos demos conta, um bando delas estava tentando colocar num buraquinho minúsculo umas pipocas doces que elas encontraram pelo caminho. Ficamos horas ali vendo qual seria a solução. Tanto fizeram, tentaram, planejaram que conseguiram resolver o problema e as pipocas acabaram sendo colocadas terra abaixo.
Outra vez, um caminho foi formado no hotel que eu trabalhei. Um caminho perfeito, retinho. Uma organização que eu nunca vi igual, elas estavam de mudança, provavelmente. Rezei para que ninguém chegasse e cometesse um desastre. Minhas orações deram certo e elas chegaram ao destino sãs e salvas.
Alguns me acham meio louca, outros me entendem. Eu não me importo muito, a gente tem que ter a nossa personalidade e opinião própria.
Gosto de formigas, sim, e daí????
Nenhum comentário:
Postar um comentário